Not Yet a Member?

Click here to read all about our membership benefits. Questions or comments? Contact us.

Already a member? Log in here.

Upcoming IMS Events

Donate

Donate now to an IMS fund and help our society achieve its mission of connecting every musicologist to the world community of musicology.

Follow the IMS

Arabic | Chinese | English | French | German | Greek | Italian | Japanese | Korean | Latin | Russian | Spanish

Musicologia sem fronteiras

A Sociedade Internacional de Musicologia (IMS) nasceu no centenário da morte de Beethoven: 1927. Estava então no seu apogeu a ideia de que a música seria uma linguagem universal. Inspirada no legado de Beethoven, esta ideia tinha uma força unificadora entre os musicólogos do mundo ocidental, e cobrava tanto mais sentido quanto, no rescaldo da destruição, da comoção e das divisões provocadas pela 1ª Guerra Mundial, permitia transcender a distinção entre aliado e inimigo, abrir fronteiras e começar a avançar no sentido de uma sociedade internacional que trabalharia em conjunto para proteger e promover o seu objecto de estudo. Partilhava-se a visão de uma sociedade global ligada por uma música de alcance universal; ou, tal como se afirma nos estatutos:

O propósito da IMS é a promoção da investigação musicológica, tendo como base a cooperação internacional.

À medida que a nossa disciplina, academicamente consolidada na Europa, se espalhou pelo mundo, a visão universal tornou-se mais colorida e multifacetada. A natureza da « cooperação internacional » mudou. A globalização alargou o âmbito da musicologia profissionalizada a povos em diversas zonas do globo, tornando as barreiras obsoletas e abrindo à profissão as músicas do mundo. Atendendo a este contexto, o desafio para a IMS, na contemporaneidade, é ser tanto local como global, celebrando a diversidade sem sacrificar a identidade. Hoje em dia, « cooperação internacional » é uma celebração de diferenças; é uma visão inclusiva que é mais relacional que conceptual, mais sobre pessoas do que sobre estruturas, mais preocupada com o empenhamento mútuo do que com a formalidade dos convénios. Trata-se aqui de musicólogos co-relacionados, animados no seio de uma rede criativa de partilha de saberes, boas práticas e descobertas sonoras. É neste espírito que a IMS tem prosseguido a sua visão original, facilitando o envolvimento e a compreensão entre culturas de maneira a enriquecer a sua base musicológica.

Esta inclusividade faz da IMS uma organização ímpar no meio musicológico. É maravilhosamente indiscriminatória: não se dedica a nenhum tipo de música em particular, nem a um só tipo de investigação académica, antes promove toda uma diversidade de métodos colhidos nas artes e nas ciências. Reconhece que a musicologia é internamente diferenciada, dependendo do lugar no mundo em que se esteja. A nossa missão, desde o seu início em 1927, nunca foi de colonizar, mas de cultivar a paixão pelo estudo da música em todo e qualquer lugar, de modo que cada ponto do globo, em toda a sua particularidade, possa envolver-se num mundo de estudos conectado em rede.

Atendendo ao nosso espírito colaborativo e aos nossos valores inclusivos, qualquer um que reflicta sobre música pode ser membro da Sociedade. Cada membro é convidado a descobrir, no seio da IMS, as fricções criativas e o rasgar de horizontes que novos encontros e relacionamentos renovados lhe podem trazer. Se esta é a sua visão da musicologia, junte-se a nós e torne-se parte activa na sua concretização.

BaselVista do Reno. O IMS foi fundado em 1927 em Basel, onde a sede está localizada.


We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience.